sábado, 7 de maio de 2011

10. Promoção

17/05/11 - CHURCHILL JR, PETER (2005) - Capítulo 18 - Propaganda, promoção de vendas e publicidade - p. 470-503. 


Criando e administrando campanhas de propaganda; 

Promoção de vendas; 

Publicidade.

12 comentários:

  1. PROPAGANDA, PROMOÇÃO DE VENDAS E PUBLICIDADE

    Churchill Jr. e Peter (2005), falam que a propaganda é qualquer tipo de anúncio ou mensagem persuasiva veiculada nos meios de comunicação de massa, por um tempo em algum lugar pago ou doado. Tem por objetivo informar os clientes potenciais sobre os produtos e persuadi-los para que comprem. A propaganda alguns modelos diferenciados, como, propaganda de produto – que é a propaganda que tenta criar demanda para bens, serviços, locais, eventos ou pessoas; propaganda institucional – aquela que promove o nome, a imagem, o pessoal ou a reputação de uma companhia, organização ou setor de atividades; propaganda pioneira ou informativa – que tenta desenvolver demanda inicial para uma categoria de produto; propaganda persuasiva – aquela que tenta desenvolver demanda seletiva para determinadas marcas de produtos; propaganda comparativa – que compara uma marca com marcas de concorrentes ou com fórmulas anteriores; propaganda de proteção – propaganda institucional que defende determinadas posições, atividades ou causas.
    Segundo Churchill Jr. e Peter (2005), alguns profissionais de marketing usam os famosos slogans para que os clientes se lembrem e entendam do produto, como a Chevrolet - “Andando na frente”. Esses slogans são mais que anúncios atraentes, pois fornecem informações importantes para a audiência-alvo, e nem sempre tem um fim lucrativo, como o slogan do cigarro - “Cigarro: apague essa ideia”.

    Para anunciar as propagandas ou os slogans, deve-se primeiro escolher a mídia a qual vai ser transmitida, conforme disse Churchill Jr. e Peter (2005) são aplicados alguns critérios nos veículos de mídia, tais como:
    cobertura ou alcance – número de pessoas ou domicílios expostos a um determinado veículo de propaganda;
    índice de audiência – o percentual da audiência potencial total exposta a um determinado veículo de mídia;
    impacto – valor qualitativo da exposição a uma mensagem;
    frequência – o número médio de vezes que uma pessoa é exposta a um veículo de mídia;
    custo por mil – o custo de se utilizar um veículo da mídia para atingir mil pessoas ou domicílios;
    GRP – a medida das exposições totais à propaganda produzida por um veículo de mídia. Os principais veículos de mídia são, outdoor, televisão, rádio, imprensa escrita, mala direta e a internet.

    “ A promoção de vendas é a pressão de marketing exercida na mídia e fora dela por um período predeterminado e limitado visando ao consumidor, varejista ou atacadista, para estimular experiências com um produto, aumentar a demanda dos consumidores ou melhorar a disponibilidade do produto.” (CHURCHILL JR. E PETER, 2005 – pg. 489)

    Conforme Churchill Jr. e Peter (2005), as promoções de vendas mais conhecidas são: cupons, ofertas especiais, brindes ou prêmios, concursos e sorteios, amostrar grátis, experiências grátis com o produto, displays no ponto de venda, abatimentos posteriores, programas de fidelização, exposições e brindes promocionais.

    “ A publicidade é a comunicação vista como não paga de informações sobre a organização ou produto, geralmente por alguma forma de mídia. Assim como a propaganda, a publicidade deve ser planejada, implementada e controlada como parte do esforço integrado de comunicação de marketing.” (CHURCHILL JR. E PETER, 2005 – pg. 496)

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  2. “Propaganda, promoção de vendas e publicidade desempenham papel fundamental na criação de valor para os clientes, tanto ao ajudá-los a tomar boas decisões de compra quanto ao reduzir os custos em termos de dinheiro, tempo e esforços.” CHURCHILL JR, PETER (2005; pp. 472).
    De modo genérico a propaganda é voltada para informar, persuadir, fazer com que o consumidor lembre-se do produto. A propaganda se divide em: Propaganda de Produto (objetiva criar demanda de serviços e bens, eventos, lugares ou pessoa); Propaganda Institucional (busca promover o nome, imagem, a reputação de uma empresa ou setor); Propaganda de Proteção (espécie de propaganda institucional que defende posições, atividades ou causas); Propaganda Persuasiva (busca criar demanda para determinadas marcas de produtos); Promoção Comparativa (faz uma comparação de uma marca com as marcas concorrentes ou com produtos anteriores); Propaganda Informativa (visa instituir demanda para uma categoria de produto e não para a marca especifica) e Propaganda Corretiva (voltada para correção de divulgação de mensagem enganosa ou injusta).
    Churchill (2005) afirma que uma empresa pode produzir sua própria propaganda ou contratar uma agencia especializada, tendo a segunda opção alguns benefícios a mais. Para uma adequada produção de propaganda se faz necessário rever as metas e capitais disponíveis para propaganda; posteriormente, criar as mensagens convidativas e depois selecionar a mídia que a ser utilizada (TV, rádio, internet, mala-direta, outdoor, imprensa escrita dentre outros). Porém antes de lançar a propaganda é recomendável que se faça um pré-teste (portfólio, laboratório e teatral) para verificar a reação dos clientes. Após a divulgação da propaganda deve-se realizar um pós-teste (recall, recall espontâneo, teste de atitude e de sondagem) para avaliar o quanto eficaz foi e se há necessidades de correções da propaganda. È indispensável que a propaganda eticamente correta e que não possua mensagens ofensivas ou enganosas.
    Já quanto à promoção de vendas Churchill (2005) diz que é uma campanha de negociação envolvendo ou não a mídia que circula por um período de tempo limitado e predefinido, com a intenção de estimular a experimentação do produto, acrescer sua demanda ou aprimorar sua disponibilidade. Podendo ser voltada para os consumidores organizacionais ou para o consumidor. No segundo caso a promoções incluem amostras grátis; concursos e sorteios; cupons; brindes e ofertas especiais; descontos posteriores; e programa de fidelização. Exposições, anúncios especializados, abatimentos ou descontos e pagamento de propaganda cooperada (fundos oriundos dos fabricantes para divulgação de seus produtos pelos varejistas em anúncios locais) são algumas promoções direcionadas aos compradores organizacionais.
    Segundo Churchill (2005) as formas mais comuns de publicidade são anúncios de utilidade publica e reportagem; porém pode-se gerar publicidade através de entrevistas coletivas; press-releases (clipes de vídeos sobre a empresa); eventos especiais. Contudo são as mídias que decidem o que e como irá cobrir um evento. Os consumidores tendem a confiar mais na publicidade, visto que uma divulgação não paga. O que torna a publicidade uma perigosa arma, caso haja publicidade negativa a imagem da organização pode sofrer forte impacto.

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  3. Jaqueline Correa Gomes
    Capítulo 18: Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade
    O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para sucesso dos negócios. E o marketing afeta profundamente nossa vida cotidiana. Ele esta em tudo o que fazemos – das roupas que vestimos aos sites que clicamos
    , passando pelos anúncios que vemos. Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
    O Marketing tem por objetivo “tornar a venda supérflua. é conhecer e compreender o cliente muito bem de modo que o produto ou serviço ajuste se... e venda a si próprio”.
    É qualquer forma paga de apresentação impessoal e de promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. É uma atividade de marketing utilizada com o objetivo de chamar atenção, despertar interesse, informar sobre um produto, marca, serviço. Disseminar idéias e construir conceitos junto aos consumidores. O ponto forte da propaganda é o alcance que as mensagens alcançam através dos meios de comunicação de massa, a publicidade alcança grande numero de pessoas em um curto espaço de tempo. O ponto fraco é que atualmente as pessoas estão menos interessadas nos anúncios que vêem, ou seja, a propaganda perde um pouco seu poder de credibilidade.
    Consiste no conjunto de atividades do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação, junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização .
    Campanha de incentivo. São aquelas que fazem parte do marketing de relacionamento e que estipulam metas de vendas com objetivos de diferenciar desempenho, motivar e melhorar os resultados. Amostragem. Ação de distribuição de amostra grátis do produto com objetivo de torná-lo conhecido em lançamento ou ampliar seu numero de consumidores, reforçando sua imagem. Panfletagem. Distribuição de panfletos ou folhetos em espaços urbanos ou de venda. Degustação. São oferecidos aos consumidores o produto para experimentação , geralmente realizados com auxilio de balcão ou bandejas.
    Feiras e eventos. Locais de concentração de expositores em estande. Onde podem ser realizados vendas, demonstrações, relacionamento com compradores ou divulgação em geral. Redução de preço / bonificação. Redução aparente do valor a ser cobrado ou ação de bonificar o cliente. Blitz. Ações em grupos de pessoas em locais definidos onde são realizados distribuições de produtos, realização de brincadeiras e entrega de brindes através de abordagem. Concurso / sorteio / prêmio. Consumidor concorre a prêmios ou vale brindes mediante preenchimento de cupom.
    Consiste em planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização. Gerar conceito favorável, despertar no público credibilidade e boa vontade.
    È um sistema interativo do marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização.

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  4. Propaganda, promoção de vendas e publicidade

    CHURCHILL JR, Gilbert e PETER, J. Paul. A. Fundamentos de Marketing, São Paulo, edição 4º, Saraiva, 2005.
    Zaiana Moura Prates Silveira

    Propaganda é qualquer mensagem que persuadi o consumidor a adquirir um bem ou serviço, vinculada de maneira paga (pela própria organização ou por terceiros) nos meios de comunicação em um espaço (jornais) e tempo limitado (TV).
    Promoção é um esforço concentrado de marketing por um período limitado de tempo para estimular a demanda por determinado produto.
    As promoções geram vendas mais rápidas do que a propaganda, mas podem ser mais caras.
    Publicidade é a comunicação feita pela mídia de determinada empresa ou produto de maneira não paga, pode ser positiva ou negativa. Muitos confundem a função do marketing, da promoção e da propaganda. Embora pareçam todos iguais, eles tem diferenças muito profundas. Para começar promoção e propaganda são ferramentas usadas pelo marketing.
    Existem muitas definições para o marketing, mas resumindo ao extremo podemos dizer que marketing é o processo de conquistar e manter clientes.
    O marketing estuda a cabeça das pessoas, dessa forma as empresas podem criar produtos que atendam os seus desejos.
    A propaganda serve para despertar aquele desejo que você já tinha, mas não dava atenção. Você pode precisar de um automóvel para ir ao trabalho, mas você pode escolher em um carro popular ou outro que lhe dê algo além do simples transporte. A propaganda serve para isso mesmo, dizer a todos que tal produto satisfaz plenamente suas necessidades seja elas racionais ou psicológicas.
    A promoção é uma ferramenta do marketing também, ela funciona como a propaganda, mas seu apelo é mais urgente. Ou seja, ela estimula enfaticamente o consumidor.
    Podemos dizer então que a propaganda serve para construir marcas. É ela que dá credibilidade aos produtos e fabricantes.
    A promoção estimula a experimentação e aumenta o nível de vendas durante o período que ela existe. Mas de nada adianta propaganda e promoção se o produto não servir para o consumidor, ou seja, não atender à suas necessidades mais profundas e é para isso que serve o marketing.

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  5. Juliana Natália de O. Silva18 de maio de 2011 às 21:33

    Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade.

    Propaganda, promoção de vendas e publicidade desempenham papel fundamental na criação de valor para os clientes, tanto ao ajuda – los a tomar boas decisões de compra quanto ao reduzir os custos em termos de dinheiro, tempo e esforços “(Churchill Jr., 2005, p.472)”.
    A propaganda de proteção ou defesa é veiculada por empresas e outras organizações e destina – se a comunicar um ponto de vista sobre um tópico controvertido em relação ao ambiente social, político ou econômico. Ocorre, por exemplo, quando as cervejarias veiculam anúncios promovendo a ingestão responsável de bebidas “(Churchill Jr., 2005 p.474)”.
    Um apelo moral tenta convencer a audiência de que usar ou aceitar uma idéia é a coisa certa ou moralmente adequada a fazer. Anúncios para prevenção do câncer ou a favor de uma dieta saudável, por exemplo, podem utilizar apelos morais “(Churchill Jr., 2005, p.478)”.
    A Internet. Na rede mundial de computadores as empresas podem combinar palavras, figuras e ate som e vídeo a fim de impressionar consumidores e compradores organizacionais nos mercados interno e externo “(Churchill Jr., 2005, p.483)”.
    No Brasil há uma extensa legislação controlando os concursos e sorteios a fim de garantir que eles sejam honestos, que as chances de ganhar ou perder sejam claramente apresentadas e que os prêmios sejam de fato concedidos ao ganhadores “(Churchill Jr., 2005, p.492)”.
    Embora seja dispendioso participar de exposições, fazendo com que os profissionais de marketing tenham de escolher muito cuidadosamente em qual delas exibir seus produtos, para certos setores, elas constituem um dos principais métodos de promoção “(Churchill Jr., 2005, p.494)”.
    Os profissionais de marketing podem gerar notícias para atrair uma cobertura favorável da mídia enviando press-releases, clipes de vídeo sobre a companhia, promovendo entrevistas coletivas ou organizando eventos atraentes “(Churchill Jr., 2005, p.496)”.
    Em resumo pode se dizer que a propaganda é alem de informar ela também persuade e faz os clientes sempre se lembrarem dos produtos, e ainda reforçam a imagem e o nome das organizações.
    Lembrando que a propaganda deve ser feita sempre com muita ética, sem ofensas, sem mensagem e imagens enganosas.

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  6. Promoção

    Define-se como propaganda, qualquer mensagem transmitida por meios de comunicação pagos por um individuo ou organização identificados, sendo essas capazes de influenciar na compra de seus produtos. Destacam - se os tipos de propagandas:
    A propaganda de produto é destinada a criar demanda para bens e serviços locais; já a propaganda de serviços atende a propaganda de produto especifica para serviços; a propaganda de marca é especifica para marcar; a propaganda institucional promove o nome, a imagem e a reputação de um setor de atividades; a propaganda informativa visa desenvolver a demanda para uma categoria de produto, ou seja, ela fica encarregada de lançar o novo produto destinando também para o público-alvo; a propaganda persuasiva se enquadra em uma demanda seletiva para determinadas marcas e produtos; tem – se também a propaganda comparativa que trabalha com formulações anteriores; a propaganda de proteção, propaganda corretiva, a propaganda de lembrança de propaganda subliminar.
    Na criação e na administração das campanhas, deve – se levar em consideração a observação de metas e orçamentos de propaganda, criar as mensagens, escolher mídias, testar anúncios, avaliar a eficácia da propaganda e ajustar a propaganda.
    Na hora da venda, existem meios que atraem os consumidores, por conta disso a promoção de vendas seria uma arma fundamental para se obter o sucesso das vendas. Avaliam-se então as promoções ao consumidor e as promoções ao comercio.
    A publicidade é definida como a comunicação que é vista como não paga por ser vinculada a mídia, porem possui grande peso para os profissionais de marketing, auxiliando nas coberturas e divulgações de festas e entrevistas.

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  7. Jerusa J. Bezerra dos Santos

    Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade.
    “‘Na comunicação integrada de marketing, as metas e o orçamento de propaganda são definidos empiricamente quando os profissionais de marketing desenvolvem a estratégia do composto de comunicação. Embora possam ocorrer mudanças durante o desenvolvimento ou a execução de uma campanha, nesta etapa as metas são revisadas e o orçamento definido. ” (CHURCHILL JR. E PETER, 2005 – pg. 477) .

    “‘As promoções ao comércio são promoções de vendas dirigidas a intermediários para aumentar a demanda do canal ou reforçar a imagem dos produtos dos fabricantes. Muitas companhias gastam mais em promoções ao comércio do que em promoções ou propaganda para o consumidor. Para tanto, diversos tipos de promoções ao consumidor, vistos na seção anterior, também podem ser aplicados no âmbito do comércio.” (CHURCHILL JR. E PETER, 2005 – pg. 494) .

    “A publicidade ocorre sob muitas formas. As mais comuns são as reportagens e os anúncios de utilidade pública. Nas reportagens noticiosas criadas pela mídia, os profissionais de marketing detêm pouco controle direto sobre a comunicação, No entanto, as informações para essas reportagens freqüentemente são obtidas em entrevistas com funcionário da empresa, que devem ter os pés no chão e responder às perguntas honestamente . As companhias também podem enviar matérias sobre seu progresso ou produto para diversas mídias.” (CHURCHILL JR. E PETER, 2005 – pg. 496) .

    “Press-release. O press-relese, também conhecido como comunicação à imprensa, é um artigo escrito por membros da companhia e distribuído para a mídia – jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. Ele fornece informações sobre as organização ou seus produtos e os nomes e telefones de funcionários que podem ser contatados para detalhes adicionais. Os profissionais de marketing também podem fornecer fotos e vídeos para inserção na programação de notícias.” .” (CHURCHILL JR. E PETER, 2005 – pg. 497) .

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  8. LUCIANA DOS SANTOS OMELLI26 de maio de 2011 às 18:56

    PROMOÇÃO
    A propaganda,a promoção de vendas e a publicidade desempenham papel fundamental na criação de valor para clientes,tanto para ajudá-los a tomar boas decisões de compra quanto a reduzir os custos em termos de dinheiro,tempi e esforços.A propaganda tem como função de informar os clientes potenciais sobre os produtos e lembrá-los para que comprem,tem também como benefício o fator de informar vários clientes ao mesmo tempo.Existem vários tipos depropaganda sendo eles:propaganda de produtos,propaganda institucional,propaganda pioneira ou infomativa,persuasiva,comparatva e propaganda de proteção ou desefa.
    Para que o processo de propaganda seja eficaz é necessário que a agência responsavel tenham conhecimento do produto,da mídia disponível para vinculação de anúncios e de produtos e também em relação às estrategias de propaganda dos concorrentes.Para escolher os veículos de mídia é necessário aplicar alguns critérios no momento da escolha como:cobertura ou alcance,índice de audiência,frequência,custo por mil,GRP.
    As melhores maneiras de divulgação são:televisão,rádio,impressa escrita,mala direta,outdoor,internet e também outars mídias.Os profissionais de merketing após analisar as metas e orçamentos geralmente fazem o pré-teste,progamam e veiculam os anúncios.Depois finalmente de todo o processo de avaliação os profissionais responsavél pelo marketing podem tomar decisões e fazer alterações caso seja necessário,e corrigir detalhes da propaganda.

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  9. PROPAGANDA, PROMOÇÃO DE VENDAS E PUBLICIDADE

    A propaganda é o meio utilizado pelas organizações e o profissional de marketing para anunciar seu produto, com o objetivo de transmitir para o cliente uma imagem do que é o produto, e quais as suas funcionalidades e importância ao adquiri-lo.

    Para atingir os objetivos de sua comunicação, a propaganda foi fracionada em vários tipos, para que dessa forma ela pudesse chegar aos objetivos idealizados. Dessa forma a propaganda ficou dividida da seguinte forma:
     Propaganda de produto; concentra-se em, criar valor para a demanda de bens, serviços, locais pessoas ou eventos;
     Propaganda de serviço; específica para apresentar um determinado tipo de serviço;
     Propaganda de marca; específica para apresentar uma marca de produto;
     Propaganda institucional; que de forma específica divulga o nome ou reputação de uma organização ou companhia;
     Propaganda pioneira ou informativa;
     Propaganda persuasiva; visa desenvolver demanda seletiva para determinadas marcas de produtos;
     Propaganda comparativa; compara uma marca com a concorrente ou com formulações anteriores;
     Propaganda de proteção; visa defender institucionalmente determinadas posições atividades ou causas;
     Propaganda corretiva; envolve uma companhia que veicula novos anúncios corrigindo uma mensagem enganosa ou incorreta anteriormente anunciada;
     Propaganda de lembrança; tem como objetivo fazer com que o cliente lembre-se do produto e o tenham em mente;
     Propaganda subliminar; visa influenciar o consumidor pela utilização de mensagens e estímulos abaixo do início do reconhecimento. (CHURCHILL JR E PETER 2005)

    Para que as campanhas de propaganda sejam eficientes, a agência de propaganda deve ter conhecimento completo do produto do seu cliente, da mídia disponível para o anuncio e dos produtos e estratégias de marketing dos produtos das grandes concorrentes. A agência também deve saber qual a filosofia a empresa pretende passar, os objetivos e a imagem de seu cliente, bem como conhecer o público-alvo. (CHURCHILL JR E PETER 2005)

    As campanhas de publicidade quer seja desenvolvida internamente ou por uma agência de propaganda, elas devem ser administradas, o que inclui o planejamento, implementação e controle da campanha. (CHURCHILL JR E PETER 2005)

    O planejamento consiste em rever as metas e orçamentos de propaganda, criar mensagens, selecionar mídias e fazer o pré-teste dos anúncios. A implementação consiste em programar os anúncios e veiculá-los. O controle requer a avaliação da eficácia da propaganda e, se possível, a melhoria da campanha. (CHURCHILL JR E PETER 2005)

    A promoção de venda é a pressão exercida na mídia e fora dela por um período predeterminado e limitado visando ao consumidor, varejista ou atacadista, para estimular experiências com um produto, aumentar a demanda dos consumidores ou melhorar a disponibilidade de um produto. (CHURCHILL JR E PETER 2005)

    Segundo Churchill Jr e Peter (2005, p.496), “publicidade é a comunicação vista como não paga de informações sobre a organização ou o produto, geralmente por alguma forma de mídia.” Dessa forma a publicidade deve ser planejada, implementada e controlada como parte do esforço integrado da comunicação de marketing.

    Portanto para se chegar aos objetivos da propaganda, promoção de vendas e da publicidade, os profissionais de marketing deve elaborar um plano tático e estratégico, com a finalidade de apresentar a organização para o seu público-alvo e mostrando a importância do cliente em adquirir os seu produtos. Dessa forma a organização conseguirá passar para o seu cliente a imagem do produto, o valor real do serviço da organização e a preocupação da mesma em atender as necessidades de seus clientes, oferecendo sempre serviços e produtos de grande qualidade .

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  10. Luciano Costa Maia

    Capitulo 18

    Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade.

    Propaganda de produto tenta criar demanda para bens, serviço local, pessoas ou eventos promovem o nome, a imagem, a reputação. Tem como função prioritária informar um grande número de clientes de uma só vez, usada de maneira correta ela pode elevar a percepção de qualidade do produto e conseqüentemente sua confiabilidade.

    As empresas de propagandas se dedicam a planejar e preparar campanhas para atender as necessidades dos profissionais de marketing oferecendo diversos serviços, em um trabalho conjunto com a empresa que o contratou, estuda juntos produtos que identificam atributos que possam ser realçados na propaganda.

    Os profissionais de marketing tentam escolher as melhores mídias ou uma mistura delas, para alcançar seu público alvo tendo em vista que esta escolha é obtida através de melhor cobertura ou alcance, índice de audiência, freqüência ou pontuação bruta total. Sendo que os custos deste tipo de propaganda em determinados horários podem levar grande percentual da renda liquida da empresa.

    Promoção de vendas é um complemento para outro composto da comunicação, é o estimulo que visa o cliente dentro e fora da mídia para melhor disponibilidade de experiências com novos produtos no mercado, gerando assim vendas rápidas como exempla as promoções de final de ano milionário em Paranaíba.

    A publicidade é a comunicação não paga e transmitida pela mídia levando o conhecimento a população, de eventos ou ações sociais com tudo deverá ter os cuidados necessários para que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva para o melhor entendimento do público.

    Portanto sejamos claros e objetivos em todos os trabalhos de comunicação, tomar todos os cuidados necessários é ter o sucesso do seu trabalho. Tratar com rigor todas as ações seja em propaganda, promoção de vendas ou publicidade lhe ajudara a conquistar seu publico alvo.

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  11. REGIELE DE ANDRADE

    PROPAGANDA, PROMOÇÃO DE VENDAS E PUBLICIDADE


    O capitulo as ferramentas (promoção de vendas, propaganda e publicidade), consideradas os elementos impessoais dentro do composto de comunicação, primeiro apresenta o que faz a propaganda e os tipos básicos disponíveis, logo após discute as etapas envolvidas na administração de uma campanha de propaganda nacional ou global e suas questões legais e éticas, voltando-nos depois para a promoção de vendas: os tipos de promoção, suas fontes de valor e considerações éticas, por fim, examina a publicidade; primeiramente explora os tipos de publicidade depois as maneiras de criá-las, encerra com discussões sobre os métodos para administrar a publicidade negativa e as questões éticas aí envolvidas. Propaganda, promoção de vendas e marketing desempenham papel fundamental na criação de valor para os clientes, tanto ao ajudá-los a tomar boas decisões de compra quanto ao reduzir os custos em termos de dinheiro, tempo e esforço CHURCHILL JR E PETER 2005).


    De acordo com Churchill Jr e Peter (2005, p.472):

    A função prioritária da propaganda de negócios e informar os clientes potenciais sobre os produtos e persuadi-los ou lembrá-los para que os comprem. Ela também pode transmitir informações sobre a organização em si ou sobre os assuntos que são importantes para ela. Outro beneficio trazido pela propaganda é sua capacidade de informar um grande numero de clientes ao mesmo tempo. Usada convenientemente, ela pode criar ou aumentar as percepções de qualidade ou confiabilidade de um produto,, incentivando, com isso, a lealdade dos clientes e a repetição das compras.

    De acordo com Churchill Jr e Peter (2005, p.474):

    Quando os profissionais de marketing decidem que seu composto de comunicação deve incluir a propaganda, criam e administram por meio de trabalho de equipe uma campanha de propaganda. Nas pequenas empresas, essa equipe pode ser formada por apenas uma ou duas pessoas que trabalham com o proprietário. Já as grandes organizações geralmente possuem um grupo inteiro no departamento de marketing, formado por vários tipos de profissionais, que controlam e atuam em áreas como a de pesquisa de marketing, artes, projetos, redação e mídia. Os gerentes de marketing e os diretores executivos também acabam envolvidos na tomada de decisões. Outros funcionários que contribuem são os ligados ao produto e ás finanças, que fornecem dados sobre o funcionamento do produto e orçamento.


    Segundo Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter( 2005, p.479)”Os profissionais de marketing tentam escolher as melhores mídias, ou uma mistura delas, pra alcançar sua audiência-alvo.”

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  12. É por meio da comunicação de marketing que as organizações buscam as informações necessárias para informar seu publico alvo e influenciar as atitudes no ato do comportamento de compra.
    A promoção de vendas é pressão de marketing realizada na mídia ou fora , aplicada durante um período limitado e predetermina, dirigida e consumidores, varejistas ou atacadistas.
    As promoções ao consumidores incluem os cupons, brindes e ofertas especiais, concursos e sorteios.
    O composto de comunicação inclui quatro elementos
    - Propaganda : quando as pessoas pensam em mensagens de marketing, normalmente pensam em propaganda, a veiculação de qualquer anuncio ou mensagem persuasiva nos meios de comunicação durante determinado período num determinado espaço.
    - Venda Pessoal - é a venda que envolve interação pessoal com o cliente.
    - Promoção de vendas - quando os profissionais de marketing desejam rápidos aumentos nas vendas a partir de suas campanhas de comunicação, frequentemente utilizam alguma forma de promoção de vendas.
    Os profissionais de marketing devem manter-se atentos as oportunidades para informar a mídia sobre atividades interessantes envolvendo a organização ou seus produtos.

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