sábado, 30 de abril de 2011

09. Comunicação

10/05/11 - CHURCHILL JR, PETER (2005) - Capítulo 17 - Administrando a comunicação de marketing - p. 444-469. 


Metas da comunicação de marketing; 

Compreendendo a comunicação de marketing; 

Administrando a estratégica de comunicação.

13 comentários:

  1. É através da comunicação que as organizações procuram informar e influenciar de algum modo a conduta e atitudes do seu público-alvo. Uma boa comunicação pode garantir a empresa aumento de vendas e lucros ou informar os clientes sobre os produtos e sobre a organização, além de possibilitar uma boa imagem retendo, assim, clientes e ampliando a gama de possíveis clientes.
    Para Churchill (2005) a comunicação nada mais é que uma transferência de mensagem de uma fonte para um receptor, no intuito de que todos os envolvidos a compreendam do mesmo modo. Porém no caso da comunicação de marketing, esta comunicação é empregada no sentido de provocar interesse, desejo aquele que recebe a mensagem. Ela constituída por 7 processos principais: Fonte (aquele que envia a mensagem); Codificação (procedimento de transformar uma mensagem em grupo de símbolos representantes de idéias e imagens); Meio de Comunicação (sistema que irá veicular a mensagem, a exemplo TV, rádio, música e mídias impressas); Receptor (individuo ou grupo que a mensagem foi designada); Decodificação (procedimento de converter os símbolos nas imagens ou idéias alocado em uma mensagem); Ruídos (toda distração que impossibilite o receptor de entender a mensagem de maneira correta) e Feedback (resposta que o receptor produz para a mensagem).
    Churchill (2005) diz que o composto de comunicação é formado por: Propaganda (anuncio ou mensagem convincente alocada nos meios comunicativos em massa com espaço e tempo pago ou doado por algum individuo); Venda Pessoal (venda ocorrida por interação pessoal com os clientes); Publicidade (informação sobre a empresa ou produto, através de algum tipo de mídia que não seja paga, “reportagem”) e Promoção de Venda (campanha de negociação envolvendo ou não a mídia que circula por um período de tempo limitado e predefinido, com a intenção de estimular a experimentação do produto, acrescer sua demanda ou aprimorar sua disponibilidade). As organizações atuais buscam combinar estes 4 elementos, objetivando conseguir maior clareza e maior impacto.
    Segundo Churchill (2005) para se ter uma boa estratégia de marketing, deve-se primeiro definir os objetivos, e estes deve apoiar tanto a comunicação organizacional quanto o marketing global da empresa. O segundo passo é selecionar um composto de comunicação, levando em conta se adotará uma estratégia de retração (direcionamento da comunicação de marketing direto ao consumidor final) ou expansão (direcionamento da comunicação de marketing para os revendedores), a natureza do público-alvo e a natureza do produto ofertado. Em seguida deve-se, através do método de percentual de venda (estabelecer o orçamento com base no percentual de vendas atuais ou estimadas); método do valor fixo por unidade (atribuir um valor fixo para o orçamento com base em cada unidade produzida ou vendida); método baseado na concorrência (determinar quanto a concorrência gasta com comunicação e posteriormente orçar o mesmo valor ou uma parcela do mesmo); método da disponibilidade de recurso (gastar tudo o que a organização dispor para investir em comunicação) ou método objetivo-e-tarefa (quantificar os objetivos da comunicação, determinar e orçar o composto de comunicação escolhido para alcançar os objetivos)elaborar o orçamento de comunicação. Já para controlar e implementar as estratégias de comunicação precisa-se colocar as estratégias em vigência e adotar mudanças nas vendas e pesquisas de marketing para verificar sua real eficácia. Quanto às estratégias de comunicação globalizadas necessita-se realizar as adaptações as diferentes mídias, línguas e significados sejam quais fizerem necessárias.
    A comunicação de marketing engloba temas éticos e legais, principalmente com relação à propaganda enganosa e comunicação voltada às crianças, assim, Churchill aconselha que uma empresa deva prezar por uma comunicação honrada e que se associe a anúncios de serviços socialmente responsáveis; garantindo assim boa imagem diante da sociedade.

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  2. ADMINISTRANDO A COMUNICAÇÃO DE MARKETING

    Para que os compradores organizacionais e consumidores finais possam adquirir certo produto, antes eles precisam saber o que é o produto, como ele proporciona valor e onde ele é encontrado. Fornecer tais informações é uma das metas da empresa, que se utiliza do composto de marketing conhecido como comunicação de marketing, que de maneira mais complexa recebe essa denominação, porque inclui todas as maneiras pelas quais a empresa comunica com seus clientes potenciais e atuais. (CHURCHILL JR E PETER, 2005)

    De acordo com Churchill Jr e Peter (2005), a comunicação é um composto de marketing também empregado pelos profissionais de marketing com a finalidade de atingir metas estratégicas específicas. Essas metas estratégicas tem como finalidade criar consciência do público sobre produtos, formar imagens positivas sobre os produtos, identificar possíveis clientes, formar relacionamentos no canal aumentando a cooperação entre os membros do canal, e reter clientes com o intuito de conquistar sua lealdade.

    O modelo AIDA de comunicação é uma maneira de medir os esforços de comunicação e vê-los como influenciadores da atenção, do interesse, do desejo e da ação dos clientes. (CHURCHILL JR E PETER, 2005)

    Segundo Churchill Jr e Peter (2005, p.452), “o composto de comunicação combina quatro diferentes elementos para criar a estratégia geral da comunicação de marketing: propaganda, vendas pessoais, promoção de vendas e publicidade.”

    Para a administração de uma estratégia de comunicação, o profissional de marketing tem que planejar, implementar e controlar suas estratégias. Dentro do planejamento têm que ser estabelecido os objetivos da empresa, selecionar um composto e definir os orçamentos de comunicação. Já a implementação e o controle, por sua vez, caracteriza-se por colocar em prática a estratégia de comunicação definida pela empresa, avaliando os resultados e, se preciso for, mudando a estratégia. (CHURCHILL JR E PETER, 2005)

    A comunicação de marketing envolve várias questões éticas e legais. A regulamentação dessa comunicação no Brasil precisa ser aprovada pelo CONAR (Comissão Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), que tem por finalidade estabelecer diretrizes rígidas para cuidar e proteger a integridade e os direitos dos consumidores.

    Para Churchill Jr e Peter (2005), a comunicação pode ser socialmente responsável na medida em que ela transmita informações precisas sobre como a organização pode criar valor para os clientes por meio de bens e serviços que realmente vão satisfazer sua necessidades e atender seu desejos.

    Portanto se a empresa trabalhar em conjunto com seu profissional de marketing, estabelecendo metas e objetivos bem definidos, preocupando em atender sempre as necessidades e desejos de seu público-alvo, sem se esquecer de atender as exigências e normas do CONAR, todas as metas e objetivos traçados pela empresa serão alcançados e conseqüentemente os lucros da empresa serão positivos e relevantes para o funcionamento da organização frente as suas demais concorrentes.

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  3. COMUNICAÇÃO

    Nos dias atuais qualquer empresa,necessita de alguma forma de comunicação para seu sucesso,seja essa comunicação interna ou externa.A empresa precisa se expressar de alguma forma mostrando assim seus produtos e serviços oferecidos e dessa forma atraindo novos clientes e aumentando seus lucros .
    Comunicação se define como uma transferência de uma mensagem de uma fonte emissora para um receptor,afim de que todos os envolvidos entendam a mensagem que se deseja transmitir .Entretanto quando se trata da comunicação do marketing o objetivo para a recepção da mensagem já é diferenciado,pois ela se da de forma com que o receptor se interesse ou sinta desejo pelo mensagem oferecida.(Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter – 2005).

    A comunicação é formada por 7 processos,que são eles:
    • Fonte:Aquele pelo qual envia a mensagem ;
    • Codificação:Denominação dada pelo procedimento em transformar uma mensagem em grupos de símbolo que representem idéias e imagens ;
    • Meio de comunicação:Sistema pelo qual a imagem é transmitida,por exemplo:televisão,outdoor,jornal,radio,etc;
    • Receptor: Aquele que recebe a mensagem,seja ele um grupo ou individual ;
    • Decodificação:É o processo pelo qual se converte os símbolos nas imagens em mensagens ;
    • Ruídos :Toda e qualquer distração que impeça o receptor de entender a mensagem de maneira correta .
    • Feedback: É a resposta que o receptor da em relação a mensagem recebida .

    O modelo de comunicação AINDA serve para medir alguns esforços de comunicação e velos como uma influencia para os compradores. .(Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter – 2005).

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  4. Comunicação

    A comunicação é instrumento fundamental para os profissionais de marketing. A comunicação de marketing destinada a criar consciência é particularmente importante para novos produtos ou marcas, mas também é fundamental quando que se quer expandir os produtos existentes para o mercado global.

    Em geral a comunicação é usada para gerar lucros e aumentos de vendas para alcançar objetivos e metas. Pois ela tende a lembrar o consumidor a persuadir para comprar tal produto. Para a obtenção de resultado de lucros e aumento nas vendas.

    Os profissionais de marketing também podem aumentar vendas e lucros promovendo custos mais baixos para os clientes. Feito por anúncios e vendedores que oferecem preços mais baixos por um tempo limitado.

    A comunicação é essencial para o cliente afim que o mesmo compreenda as instruções quanto ao produto que esta adquirindo e quanto mais claro for exposta suas instruções, normas de uso e qualidade maior será a aceitação do cliente e sua imagem será em conseqüência positiva também.

    A empresa deve analisar qual é a melhor comunicação para direcionar aos seus clientes é necessário descobrir quais palavras soam claras para o publico alvo e de que maneira dele interpreta as fotos, imagens le sons utilizados na mensagem. Deve também atentar qual a mídia utilizada pelo publico alvo.

    O processo de Comunicação se dá quando a fonte codifica a mensagem em seguida a fonte transmite a mensagem via meio de comunicação, o receptor decodifica a mensagem e o receptor fornece feedback para o fonte.

    O composto de comunicação combina quatro diferentes elementos para criar a estratégia geral da comunicação de marketing são: propaganda, vendas pessoais, promoção de vendas e publicidade.

    Os métodos utilizados pelos profissionais de marketing envolve as vantagens e desvantagens da utilização. Como vantagem o profissional de marketing tende da beneficiar-se com o aumento do orçamento durante períodos de crescimento das vendas e desvantagem orçar com base nas vendas esperadas implica a idéia de que a comunicação não pode melhorar o desempenho das vendas.

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  5. Administrado a comunicação de marketing

    Os profissionais de marketing seguem um rigoroso procedimento de comunicação para que se possam aumentar as vendas e os lucros. Contudo, podemos destacar o quanto a comunicação é utilizada para atingir as metas estratégicas como exemplo a criação de consciência que informa para o publico sobre seus produtos; a formação de imagens positivas que passa para as pessoas uma idéia positiva sobre o produto; a identificação de possíveis clientes, descobrindo nomes e endereços; formação de relacionamentos no canal, que conta com a cooperação dos membros; e por fim reter clientes, criando valor para tais satisfazendo suas vontades.

    Se define como comunicação a transmissão de uma mensagem conde há um emissor e um receptor, sendo que os mesmos entendam do mesmo modo. Contudo se compreende a comunicação de marketing através do processo de comunicação; o modelo AINDA que tem por esforços da comunicação a atenção, o interesse, o desejo e a ação; mais a comunicação com o público-alvo
    .
    Com os avanços da tecnologia os elementos do composto de comunicação auxiliam no requisito da propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade e por ultimo comunicação integrada de marketing.

    Dentro da administração da estratégia da comunicação e pode definir os objetivos da comunicação, escolher o composto da comunicação, definir o orçamento da comunicação, implementar a estratégia de comunicação implicando n comunicação de marketing global.

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  6. Luciano Costa Maia

    Capitulo 17

    Comunicação de Marketing.

    Os profissionais de marketing almejam vendas e lucros, e para isso estabelecem metas para a comunicação de marketing, persuadir e lembrar os consumidores para que comprem seus produtos ou serviços. Mostrar benefícios de seus produtos também é outra estratégia do marketing, agregando assim valores para seus produtos.

    O processo de comunicação codifica a mensagem em símbolos, transmitido assim por meio de radio ou televisão, chegando ao receptor da melhor forma possível para que não haja nenhum desvio ou ruído conquistando mais clientes por meio de imagens fotográficas, palavras escritas ou discurso ao vivo.

    “Os profissionais de marketing precisam criar uma comunicação que rompa a desordem criada por todas outras mensagens, de forma que o público-alvo pelo menos preste atenção a ela.” (Churchill Jr e Peter – 2005, Pg. 451)

    Segundo CHURCHILL JR e PETER (2005), para tornar uma comunicação eficaz fazem-se necessário descobrir quais palavras soam claras para o público-alvo, de forma atrativa e de fácil compreensão. O profissional de marketing deve analisar qual a mídia mais utilizada pelo seu público-alvo, após identificar este processo seu trabalho tornará eficiente.

    Outro tipo de combinação que auxilia o composto de comunicação é; propaganda, vendas pessoais, promoção de vendas e publicidade. Procurar qual tipo de comunicação é mais eficaz e eficiente faz parte de um dever do profissional, tendo por base e responsabilidade sobre vantagens e desvantagens de cada tipo de comunicação.

    O objetivo da comunicação deve ser claro, específico e desafiador, porém alcançável, aumentar vendas e lucros depende de conquistar clientes potenciais para se atingir essas metas. Tendo em vista que se tornara maior as comissões pagas aos vendedores e também aumentara razoavelmente os anúncios para produtos de alto crescimento.

    Portanto o profissional de marketing deve abranger seu conhecimento para que de maneira correta tenha as melhores tomadas de decisões, novas estratégia de marketing em ação é desafiador para o profissional, porém com todas suas áreas delimitadas será pouco provável o fracasso, tornando-se eficiente e eficaz o seu trabalho do dia-dia.

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  7. Juliana Natália de O. Silva13 de maio de 2011 às 19:05

    ADMINISTRANDO A COMUNICAÇÃO DE MARKETING.

    As organizações que não visam lucros também utilizam a comunicação para atingir suas metas. A Comunidade Solidária, por exemplo, utiliza anúncios para atrair voluntários, enquanto as Casas André Luiz os utilizam para pedir donativos “(Churchill Jr., 2005, p. 446)”.
    Comunicação é a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos a entendam da mesma maneira. Dessa forma, um anúncio impresso, um cupom, um spot de rádio, um comercial de televisão ou qualquer outra comunicação de marketing devem transmitir claramente o significado pretendido “(Churchill Jr., 2005, p. 449)”.
    A comunicação eficaz é concebida de forma a ser compreensível e atraente para o publico – alvo. Isso significa que é necessário descobrir quais palavras soam claras para o publico – alvo e de que maneira ele interpreta as fotos, imagens e sons utilizados na mensagem “(Churchill Jr., 2005, p. 451)”.
    Quando as pessoas pensam em mensagens de marketing, normalmente pensam em propaganda, “a veiculação de qualquer anúncio ou mensagem persuasiva nos meios de comunicação durante determinado período e num determinado espaço pagos ou doados por um indivíduo, companhia ou organização identificados (Churchill Jr., 2005, p. 452)”.
    Como os métodos anteriores para orçamento, o de acompanhar a competição não se concentra nos objetivos da comunicação ou nas necessidades de comunicação sobre o produto. Além disso, acompanhar os orçamentos dos concorrentes pode levar a escalada dos gastos com comunicação por parte de todos os concorrentes, oque não beneficia nenhum deles “(Churchill Jr., 2005, p. 460)”.
    O método da disponibilidade de recursos é comum entre companhias pequenas que vendem produtos novos “(Churchill Jr., 2005, p. 460)”.
    A comunicação de marketing pode e deve ser socialmente responsável pela medida em que ela passa a transmitir informações que deverão ser precisas sobre como uma organização pode propiciar algum tipo de valor por meio de bens e serviços que satisfaçam legitima.
    È através da comunicação que as organizações buscam informar seu publico – alvo e assim poderá influenciar nas suas atitudes e comportamento de compra.
    A comunicação é um meio de transmissão, uma mensagem que sai de uma fonte e vai ate o receptor.
    Para os profissionais de marketing a comunicação é um ponto muito positivo para o marketing.

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  8. Administrando a comunicação de marketing
    Patricia Queiroz

    Os profissionais de marketing utilizam-se da comunicação para aumentarem suas vendas, seus lucros e consequentemente alcançar outras metas.

    A comunicação de marketing pode atuar: “criando consciência”, onde buscam passar por meio da comunicação, quais bens e serviços podem ser oferecidos aos clientes, como cartões de credito e outros; “formando imagens positivas”, é quando os produtores possuem imagens claras, ajudando e criando valor aos clientes; “identificando possíveis clientes”, a comunicação de marketing busca criar um relacionamento com os clientes e identificar o que os mesmos esperam da organização; “formando relacionamentos no canal”, quando um produtor utiliza da comunicação de marketing, consequentemente ele está ajudando seus revendedores. Juntos ambos combinam promoções para aumentar suas demandas por serviços ou produtos; “retendo clientes”, os negociantes buscam fidelizar os clientes de forma que se tornem leais as organizações, visando e criando valor ao cliente.

    A comunicação de marketing se realiza através de um emissor para um receptor, logo a mensagem é decodificada e traduzida, onde a mesma é repassada. Quando de alguma forma a mensagem não é entendida é que houve um ruído de comunicação e logo após se retorna por meio de um feedback do cliente.

    A comunicação com os clientes devem ser atraentes para o publico alvo. “O composto de comunicação combina quatro diferentes elementos para criar estratégias geral da comunicação de marketing: propagandas, vendas pessoais, promoção de vendas e publicidade.(CHURCHILL JR e PETER 2005 p. 452).

    As empresas devem definir objetivos de comunicação e utilizar de mensagens e imagens a serem utilizadas. Os profissionais de marketing devem conhecer as características de seu publico e determinar seus compostos de comunicação.

    Sobre a natureza do produto, os profissionais de marketing usam a comunicação para que surjam formas tangíveis para os clientes de forma que gerem confiança e os mesmos comprem os produto.A expansão e retração: A retração da força direta aos usuários finais; a expansão, direciona a comunicação para os membros dos canais de comercialização.

    Para Churchill Jr e Peter (2005), para definir o orçamento da comunicação pode-se utilizar porcentagem sobre as vendas, fixando valor por unidade, baseando-se na concorrência, tudo que se puder gastar e objetivo e tarefa.

    Para se implementar e controlar as estratégias de comunicação deve-se verificar quais compostos de comunicação estão introduzidos. Sobre estes aspectos pode-se verificar mudanças nas vendas, onde se percebe como as pessoas estão reagindo a comunicação. Sobre a comunicação globalizada, os profissionais de marketing devem considerar as diferenças entre os mercados de diferentes países.

    Contudo os profissionais de marketing devem visar a comunicação, assim agregando e fidelizando clientes potencias a seus mercados.

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  9. Jesus Amado disse:

    Identificando possíveis clientes

    A comunicação de marketing pode ser direcionada inicialmente para identificar os compradores potenciais e criar um relacionamento com eles. Depois, ela pode esclarecer o que estes desejam e necessitam e como a organização pode satisfazê-los, uma abordagem comum para transações que envolvem extensa pesquisa de informações sobre clientes.(CHURCHILL JR e PETER 2005 p. 447)

    comunicando-se com o público alvo

    A comunicação eficaz é concebida de forma a ser compreensível e atraente para o público-alvo. Isso significa que é necessário descobrir quais palavras soam claras para o público-alvo e de que maneira ele interpreta as fotos, imagens o sons utilizados na mensagem.(CHURCHILL JR e PETER 2005 p. 451)

    Propaganda

    Quando as pessoas pensam em mensagens de marketing, normalmente pensam em propaganda, "a veiculação de qualquer anúncio ou mensagem persuasiva nos meios de comunicação durante determinado período e num determinado espaço pagos ou doados por um indivíduo, companhia ou organização identificados".(CHURCHILL JR e PETER 2005 p. 452)

    definindo os objetos da comunicação

    Como as metas da própria empresa, os objetivos da comunicação devem ser claros, específicos e desafiadores, mas alcançáveis. Além disso, devem apoiar os objetivos globais de marketing. Assim, se o objetivo global de marketing é aumentar as vendas em 20% e os lucros em 10%, os objetivos da comunicação precisam prever alcançar clientes potenciais suficientes para a consecução dessas metas. Isso pode significar a fixação de maiores comissões para os vendedores que captaram clientes novos, ou a elevação de 40% nas inserções de anúncios para produtos de alto crescimento. (CHURCHILL JR e PETER 2005 p. 457)

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  10. Jerusa J. Bezerra dos Santos
    Administrando a comunicação de marketing

    Os profissionais de marketing também podem aumentar suas metas e lucros promovendo custos mais baixos para os clientes. Isso é comumente feito por meio de anúncio e vendedores que oferecem preços mais baixos por um tempo limitado. (Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter ; 2005 , pág. 446).

    A comunicação de marketing pode ser direcionada inicialmente para identificar os compradores potenciais e criar um relacionamento com eles. Depois, ela pode esclarecer o que estes desejam e necessitam e como a organização pode satisfazê-´los, uma abordagem comum para transações que envolvem extensa pesquisa de informações sobre clientes. (Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter ; 2005 , pág. 447).

    Comunicação é a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos se entendam da mesma maneira. Dessa forma, um anúncio impresso, um cupom, um spot de rádio, um comercial de televisão ou qualquer outra comunicação de marketing devem transmitir claramente o significado pretendido. (Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter ; 2005 , pág. 449).

    A comunicação eficaz é concebida de forma a ser compreensiva e atraente para o público- alvo. Isso significa que é necessário descobrir quais palavras soam clara para o público- alvo e de que maneira ele interpreta os fatos, imagens e sons utilizados na mensagem. (Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter ; 2005 , pág. 451).

    A administração de uma estratégia de comunicação envolve planejamento, implementação e controle. O planejamento inclui as três tarefas interligadas de estabelecer os objetivos, selecionar um composto e definir os orçamentos de comunicação. A implementação e o controle, por sua vez, implicam colocar em prática a estratégia de comunicação, avaliar os resultados e, se necessário, mudar a estratégia. . (Gilbert A. Churchill Jr., J. Paul Peter ; 2005 , pág. 456).

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  11. Administrando a Comunicação de Marketing.

    Este capítulo faz uma introdução de como é a comunicação de marketing. Começa descrevendo as metas da comunicação de marketing. Várias empresas fazem propagandas de suas variadas formas de oferecer seus produtos aos consumidores podem ser grandes promoções ou produtos para determinados públicos da sociedade.

    Criar a consciência nos consumidores é o que as empresas querem e muitas conseguem. Isso se dá quando, seus amigos e familiares o aconselham a usar determinada marca, porque usaram e ela é confiável, não é necessário que você veja uma propagada dela, simplesmente o que as pessoas lhe dizem é o bastante. Desta forma as empresas procuram formar imagens positivas de si para os clientes, ela procura quem serão seus possíveis clientes a partir da forma que seu produto teve entrada no mercado, as empresas também buscam a formação de relacionamentos no canal, através de folhetos e propagandas que podem ser entregues pelos varejistas aos consumidores, após esta serie de medidas eles lutam para reter o cliente fiel em suas compras.

    A comunicação é a transmissão da mensagem de um emissor para um receptor, desta forma, quando há um anuncio em jornal, uma propaganda em televisão ou qualquer meio de divulgação é necessário que a mensagem esteja bem clara a fim de passar a real idéia que o produto possui.

    Na comunicação de marketing possui o modelo AIDA que está definido em quatro fases, são elas, Atenção, Interesse, Desejo e Ação, desta forma os profissionais de marketing querem atrair os clientes e fazer com que eles se tornem consumidores de sua marca. A comunicação com os consumidores deve ser compreensível e atraente para o público-alvo. Isso significa que é necessário descobrir quais palavras e imagens soam claras para os consumidores.

    Entre os elementos do composto de comunicação estão a propaganda, a venda pessoal, a promoção de vendas, a publicidade e a comunicação integrada de marketing.

    Ao administrar a estratégia de marketing, os profissionais desta área devem definir os objetos da comunicação, escolher o composto da comunicação, definir o orçamento da comunicação, programar e controlar a estratégia da comunicação e buscar quais são as implicações de uma comunicação de marketing global.

    Outro quesito que não pode ser deixado de lado são as questões legais e éticas na comunicação de marketing, através da regulamentação da comunicação e como está a comunicação socialmente responsável.

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  12. Os profissionais de marketing utilizam a comunicação para tentar aumentar suas vendas e lucros ou alcançar outras metas. Ao fazer isso eles informam, persuadem e lembram os consumidores para que comprem seus produtos e serviços.
    Os profissionais de Marketing também podem aumentar vendas e lucros promovendo custos mais baixos para os clientes.
    O marketing estratégico deve ir além do objetivo de influenciar consumidores e aumentar vendas e resultados. Ele deve desenvolver uma sólida compreensão de como os indivíduos tomam suas decisões de compra e consumo, e deve propor sempre novas idéias e valores, remodelando e aperfeiçoando nossas rotinas de vida.
    A comunicação de Marketing forma ainda uma relação entre membros do canal.quando os produtores utilizam a comunicação para estimular a demanda por seus produtos.
    A comunicação de marketing é a transmissão de um emissor para um receptor, de modo que ambos entendam da mesma maneira. Dessa forma, um anuncio impresso, um cupom, um spot de rádio, um comercial de televisão ou qualquer outra comunicação de marketing deve transmitir claramente o significado pretendido.
    Para administrar uma estratégia de comunicação os profissionais de marketing começam pela definição dos objetivos, que devem apoiar o marketing global e comunicação da empresa, para implementar e controlar as estratégias de comunicação, os profissionais de marketing colocam as estratégias em ação e adotam mudanças nas vendas e pesquisas de marketing para avaliar sua eficácia.

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  13. LUCIANA DOS SANTOS OMELLI19 de maio de 2011 às 20:37

    Comunicação é a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos a entendam da mesma maneira. Dessa forma, um anúncio impresso, um cupom, um spot de rádio, um comercial de televisão ou qualquer outra comunicação de marketing devem transmitir claramente o significado pretendido “(Churchill Jr., 2005,
    A comunicação é formada por 7 processos,que são eles:
    • Fonte:Aquele pelo qual envia a mensagem ;
    • Codificação:Denominação dada pelo procedimento em transformar uma mensagem em grupos de símbolo que representem idéias e imagens ;
    • Meio de comunicação:Sistema pelo qual a imagem é transmitida,por exemplo:televisão,outdoor,jornal,radio,etc;
    • Receptor: Aquele que recebe a mensagem,seja ele um grupo ou individual ;
    • Decodificação:É o processo pelo qual se converte os símbolos nas imagens em mensagens ;
    • Ruídos :Toda e qualquer distração que impeça o receptor de entender a mensagem de maneira correta .
    • Feedback: É a resposta que o receptor da em relação a mensagem recebida .

    O modelo de comunicação serve para medir alguns esforços de comunicação e velos como uma influencia para os
    Para a administração de uma estratégia de comunicação, o profissional de marketing tem que planejar, implementar e controlar suas estratégias. Dentro do planejamento têm que ser estabelecido os objetivos da empresa, selecionar um composto e definir os orçamentos de comunicação. Já a implementação e o controle, por sua vez, caracteriza-se por colocar em prática a estratégia de comunicação definida pela empresa, avaliando os resultados e, se preciso for, mudando a estratégia.Para os profissionais de marketing a comunicação é um ponto muito positivo para o marketing.

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